37 médicos veterinários, atuantes em oito estados brasileiros e um profissional colombiano, participaram da primeira edição do Curso de Planejamento para Atuação do Médico Veterinário na Saúde Pública – NASF realizado de 07 a 11 de outubro, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu.
A programação totalizou 48 horas de atividades, incluindo aulas teóricas e práticas para aprendizado das principais ferramentas de planejamento de saúde de maneira integrada, diferenciada e de forma humanista, no âmbito do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF , com as Equipes de Saúde da Família e as Equipes de Atenção Básica à Saúde / SUS.
Foram abordados os temas:Atenção básica e estratégica de saúde da família – NASF; O SUS e o NASF para o médico veterinário; Empreendedorismo para atuação do médico veterinário na saúde pública; Ética e legislação veterinária na saúde pública; Territorialização e mapeamento para planejamento de saúde; Técnicas de abordagem para coleta de dados e informações na população;Análise de dados epidemiológicos para diagnóstico e tomada de decisão; Geoprocessamento para planejamento de saúde; Oficina de análise de dados epidemiológicos; Atividade prática no município com os agentes de saúde ambiental da Prefeitura de Botucatu; Pareceres técnicos em saúde pública veterinária; Importância das caracterizações qualitativa e quantitativa na população; Educação permanente em saúde pública veterinária; Elaboração de planejamento de saúde pública veterinária; Estratégias de comunicação para sensibilização e apoio.
O Curso aconteceu no contexto da publicação da Portaria 2488 de 21/10/11, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica para o SUS e inclui o médico veterinário no NASF. Dentre as várias atuações possíveis para os médicos veterinários, destaca-se o desenvolvimento de projetos de saúde com foco nas enfermidades transmitidas, direta e indiretamente, dos animais para os seres humanos. Mais...
http://www.fmvz.unesp.br/#!/noticia/329/fmvz-realiza-curso-para-atuacao-do-veterinario-na-saude-publica-/