Pular para o conteúdo principal

UFRB celebra inauguração do Hospital Universitário de Medicina Veterinária


A inauguração do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi realizada nesta sexta-feira, às 10h, no campus de Cruz das Almas. Com 3500 m² de área construída, o hospital surge com o compromisso de aliar ensino, pesquisa e extensão, por meio da integração de diversos cursos de graduação relacionados à medicina veterinária.
“O hospital surge do compromisso desta instituição com a educação de excelência na região do recôncavo da Bahia”, destaca a diretora do Hospital Universitário de Medicina Veterinária, Ana Paula Peixoto. Com uma estrutura que conta com ambulatórios para atendimento de animais de pequeno, médio e grande porte, centros cirúrgicos, laboratórios de diagnóstico, sala de necropsia e internamentos, o HUMV possui também setores de suporte às atividades hospitalares, a exemplo da recepção, farmácia, lavanderia, central de esterilização, técnica cirúrgica, central de gases medicinais, laboratório multifuncional, refeitório e auditório com capacidade para 90 pessoas.
Representantes da Administração Central e autoridades da área de saúde estiveram presentes na cerimônia. A mesa de abertura da inauguração foi composta pelo reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; pelo diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira; pela presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV- BA), Ana Elisa Almeida; pelo diretor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia, Antônio Lisboa Filho e pela diretora do HUMV, Ana Paula Peixoto.

“A construção deste hospital de medicina veterinária é a prova que a UFRB possui um diálogo profundo com a sociedade”, aponta o reitor Paulo Gabriel. Ele completa que a forma como tratamos os animais, plantas e meio ambiente tem a ver com a forma como a sociedade se vê no mundo, em sua opinião, trata-se de um vínculo completo com a própria pessoa. Para o diretor do CCAAB, o momento é para celebrar: “hoje o recôncavo está em festa com a entrega desta conquista que é o HUMV. A estrutura física e de equipamento, junto à capacidade e competência dos nossos servidores e da vontade de aprender de nossos alunos, só poderão gerar bons frutos”, fala Vieira.  Também presente na mesa de abertura, Lisboa Filho da UFBA afirma: “é um grande orgulho participar da abertura deste equipamento de ensino que tem como principal objetivo ajudar na capacitação dos nossos jovens”.
O hospital, que teve sua obra entregue em dezembro de 2013, já conta com aulas práticas para diversas disciplinas do curso de Medicina Veterinária e apoio clínico cirúrgico ao setor de Produção animal da UFRB. Após a inauguração oficial, espera-se, de acordo com a diretora Ana Paula, a prestação de serviço médico veterinário hospitalar à comunidade de Cruz das Almas e região. “Dentro desta estrutura funcional e moderna, haveremos de desenvolver a eterna missão do ser humano: a missão de aprender sempre”, resume Ana Paula.

Postagens mais visitadas deste blog

Abordagem clínica e cirúrgica do prolapso parcial de mucosa vaginal em vacas Nelore

Autores: Ingo Aron Sousa Mello 1 , Isadora Junqueira Villela 3 , Coautores: Aynna  Silva Rangel, Wildder Alexandre Coelho³. Paola Sayaka Kamimura Constantini³. 1.  Médico Veterinário – Gerente Técnico Ourofino Saúde Animal  Email: ingo.mello@ourofino.com 3. Estagiários Resumo: O prolapso parcial de mucosa vaginal é uma afecção do aparelho reprodutivo mais comumente relatada em vacas com idade superior aos 24 meses, gestantes ou não, manejadas em sistema intensivo (cocheira ou confinamento), superalimentadas e submetidas à aspiração folicular. A etiologia é multifatorial estando intimamente relacionada ao relaxamento dos ligamentos pélvicos e perineais desencadeados pela gestação, acumulo de gordura perineal e aumento dos níveis séricos de estrógeno. Clinicamente, na maioria das vacas, é possível observar exteriorização parcial da mucosa vaginal através da vulva durante o decúbito esternal, sendo que esta protrusão desaparece rapidamente ou após algun...

2do Taller sobre Bienestar Animal fue organizado por SEMARH y realizado en UNITOP

    El evento fue promovido por la SEMARH, a través de la Secretaria Ejecutiva del Comité Pro-Animal, Dra. Meriele Rodrigues Oliveira junto al coordinador del curso de medicina veterinaria, Dr. Ciro José de la UNITOP. (21/03/25, a las 19 h) En la conferencia sobre “SALUD Y BIENESTAR ANIMAL”, el veterinario de RURALTINS Pericleon A. Rocha habló sobre la importancia de Una Salud, Zoonosis, Bienestar Biogás, ESG y REDD+. El ingeniero agrónomo, Rafael Naves, disertó sobre “LA IMPORTANCIA DE LA GANADERIA EN LA AGROINDUSTRIA TOCANTINENSE” presentando datos y cifras relativas a las principales cadenas productivas, con énfasis en la ganadería de carne.

ABC ILPF na EMBRAPA

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participam de capacitação continuada em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), em Palmas, até esta quarta-feira, 19 de junho. O encontro tem por objetivo mostrar as oportunidades de ganhos econômicos e socioambientais da adoção de tecnologias desse sistema produtivo, nas propriedades rurais, dentro do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). O treinamento é fruto de convênio, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Ruraltins, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro). Durante o encontro os participantes obtém informações sobre os trabalhos desenvolvidos nas Unidades de Referência Tecnológica (URTs), com os resultados obtidos, as dificuldades encontradas e as melhorias propostas, além de apresentações de casos de sucesso de URTs no sistema integração-lavo...