Pular para o conteúdo principal

UFRB celebra inauguração do Hospital Universitário de Medicina Veterinária


A inauguração do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi realizada nesta sexta-feira, às 10h, no campus de Cruz das Almas. Com 3500 m² de área construída, o hospital surge com o compromisso de aliar ensino, pesquisa e extensão, por meio da integração de diversos cursos de graduação relacionados à medicina veterinária.
“O hospital surge do compromisso desta instituição com a educação de excelência na região do recôncavo da Bahia”, destaca a diretora do Hospital Universitário de Medicina Veterinária, Ana Paula Peixoto. Com uma estrutura que conta com ambulatórios para atendimento de animais de pequeno, médio e grande porte, centros cirúrgicos, laboratórios de diagnóstico, sala de necropsia e internamentos, o HUMV possui também setores de suporte às atividades hospitalares, a exemplo da recepção, farmácia, lavanderia, central de esterilização, técnica cirúrgica, central de gases medicinais, laboratório multifuncional, refeitório e auditório com capacidade para 90 pessoas.
Representantes da Administração Central e autoridades da área de saúde estiveram presentes na cerimônia. A mesa de abertura da inauguração foi composta pelo reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; pelo diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira; pela presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV- BA), Ana Elisa Almeida; pelo diretor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia, Antônio Lisboa Filho e pela diretora do HUMV, Ana Paula Peixoto.

“A construção deste hospital de medicina veterinária é a prova que a UFRB possui um diálogo profundo com a sociedade”, aponta o reitor Paulo Gabriel. Ele completa que a forma como tratamos os animais, plantas e meio ambiente tem a ver com a forma como a sociedade se vê no mundo, em sua opinião, trata-se de um vínculo completo com a própria pessoa. Para o diretor do CCAAB, o momento é para celebrar: “hoje o recôncavo está em festa com a entrega desta conquista que é o HUMV. A estrutura física e de equipamento, junto à capacidade e competência dos nossos servidores e da vontade de aprender de nossos alunos, só poderão gerar bons frutos”, fala Vieira.  Também presente na mesa de abertura, Lisboa Filho da UFBA afirma: “é um grande orgulho participar da abertura deste equipamento de ensino que tem como principal objetivo ajudar na capacitação dos nossos jovens”.
O hospital, que teve sua obra entregue em dezembro de 2013, já conta com aulas práticas para diversas disciplinas do curso de Medicina Veterinária e apoio clínico cirúrgico ao setor de Produção animal da UFRB. Após a inauguração oficial, espera-se, de acordo com a diretora Ana Paula, a prestação de serviço médico veterinário hospitalar à comunidade de Cruz das Almas e região. “Dentro desta estrutura funcional e moderna, haveremos de desenvolver a eterna missão do ser humano: a missão de aprender sempre”, resume Ana Paula.

Postagens mais visitadas deste blog

Associações e Cooperativas da Bahia receberam os servidores do RURALTINS através do Convênio do Oportunidade

Os extensionistas do RURALTINS participaram de um Intercâmbio no Oeste da Bahia através do convênio OPORTUNIDADE. No primeiro dia, pela manhã em IBOTIRAMA, junto com a agrônoma RENATA da CAR  visitamos uma  cooperativa de apicultores do médio São Francisco, a Mel Velho Chico com o seu presidente Rafael. Pela tarde, visitamos a PROLEITE em Wanderley e conhecemos a Dona Chiquinha uma mulher que é forte e competente, uma referência para todo o município. No segundo dia, em CRISTÓPOLIS, visitamos a Baiana Bacana com seus artesanatos e quitutes exóticos como o queijo de carvão e canela.  Pela tarde, em Baianópolis visitamos junto com o Cleuzino a ASSOCIACAO DOS PRODUTORES RURAIS DO POVOADO QUEIMADO e conhecemos os quintais produtivos com suas mandalas que até  MORANGO tinha. No terceiro dia, em SÃO DESIDÉRIO visitamos as instalações da agroindústria de pescado da COOMAF da presidente Carmélia e vimos que o pescado tem muito a crescer. Agradecemos ao Governo Fe...

Embrapa identifica sete novas “bactérias do bem”

A Embrapa anunciou a identificação de sete novas espécies de bactérias com efeitos benéficos como “promotoras do crescimento” das plantas. As novas espécies descritas pelos pesquisadores, chamadas de Rhizobium e Bradyrhizobium, atuam sobre as culturas da soja, do feijoeiro, do feijão-caupi e da leucena.  As bactérias são capazes de captar o nitrogênio (N2) presente no ar e o transforma em substância assimilável pelas plantas, dispensando a adubação nitrogenada. O processo é chamado de fixação biológica de nitrogênio – e tem grande importância ambiental e econômica. Segundo os pesquisadores, “à medida que as espécies são conhecidas, abrem-se possibilidades de trabalhar no desenvolvimento de inoculantes, no estudo de processos microbianos, na geração de novos produtos e de novos contatos, por meio de licenciamento ou de parcerias”. A pesquisadora Mariangela Hungria, pesquisadora da Embrapa Soja (Londrina, PR), fez uma estimativa de benefícios econômicos que a utilização dessas bact...

Cães recebem coleira especial contra Leishmaniose

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,caes-recebem-coleira-especial-em-sp-para-combater-doenca,1134951,0.htm