Pular para o conteúdo principal

Agropec Semiárido e do IV Congresso Brasileiro de Palma

O Sistema CNA/SENAR está mobilizado para a organização do Agropec Semiárido e do IV Congresso Brasileiro de Palma, previstos para os dias 14 e 15 de setembro de 2015, em Salvador (BA). A primeira reunião para debater os eventos foi realizada nesta terça-feira (14/10), em Brasília, e contou com a participação do 1º vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), João Martins da Silva Júnior; do secretário-executivo do SENAR, Daniel Carrara; do vice-presidente diretor da CNA, José Ramos Torres de Melo Filho, e dos presidentes das Federações da Agricultura da Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Alagoas e Ceará, além de assessores técnicos da CNA, do SENAR e do ICNA.
A ideia é levar para o Agropec Semiárido e o IV Congresso Brasileiro de Palma propostas desafiadoras, inovadoras e transformadoras para o semiárido; disseminar novas tecnologias de produção; apresentar experiências bem sucedidas de produção no semiárido brasileiro e mundial e promover um ambiente de discussão de políticas públicas para o desenvolvimento do semiárido brasileiro. A programação deverá ser composta por plenárias com palestras magnas abordando temas inovadores e desafiantes para o semiárido, oficinas de trabalho, palestras setoriais sobre técnicas inovadoras e apresentações de experiências bem sucedidas.
O SENAR, que promove o Programa Sertão Empreendedor – Um Novo Tempo para o Semiárido em parceria com o Sebrae, também contribuirá para a realização dos dois eventos. Segundo o coordenador técnico do Sertão Empreendedor, Joaci Medeiros, os próximos passos serão a formação da comissão organizadora e do comitê técnico-científico que vai analisar os trabalhos inscritos. “As tecnologias e inovações que serão debatidas no Agropec Semiárido e no IV Congresso Brasileiro de Palma estão sintonizadas com o conceito do Sertão Empreendedor, que visa promover a sustentabilidade e o empreendedorismo através da difusão de boas práticas de produção e de convivência com o semiárido”, ressalta Medeiros.
Sertão Empreendedor
Com a determinação de estimular o espírito empreendedor e elevar a qualidade de vida da população do semiárido brasileiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) criou o “Programa Sertão Empreendedor: Um Novo Tempo para o Semiárido” que vem sendo desenvolvido em uma ação conjunta com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto visa promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido brasileiro através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.
Lançado em maio de 2013, o Sertão Empreendedor já está em execução em seis municípios da Paraíba (Cajazeiras, Piancó, Catolé do Rocha, Campina Grande, Juazeirinho e Santa Luzia).
Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br

Postagens mais visitadas deste blog

Associações e Cooperativas da Bahia receberam os servidores do RURALTINS através do Convênio do Oportunidade

Os extensionistas do RURALTINS participaram de um Intercâmbio no Oeste da Bahia através do convênio OPORTUNIDADE. No primeiro dia, pela manhã em IBOTIRAMA, junto com a agrônoma RENATA da CAR  visitamos uma  cooperativa de apicultores do médio São Francisco, a Mel Velho Chico com o seu presidente Rafael. Pela tarde, visitamos a PROLEITE em Wanderley e conhecemos a Dona Chiquinha uma mulher que é forte e competente, uma referência para todo o município. No segundo dia, em CRISTÓPOLIS, visitamos a Baiana Bacana com seus artesanatos e quitutes exóticos como o queijo de carvão e canela.  Pela tarde, em Baianópolis visitamos junto com o Cleuzino a ASSOCIACAO DOS PRODUTORES RURAIS DO POVOADO QUEIMADO e conhecemos os quintais produtivos com suas mandalas que até  MORANGO tinha. No terceiro dia, em SÃO DESIDÉRIO visitamos as instalações da agroindústria de pescado da COOMAF da presidente Carmélia e vimos que o pescado tem muito a crescer. Agradecemos ao Governo Fe...

Embrapa identifica sete novas “bactérias do bem”

A Embrapa anunciou a identificação de sete novas espécies de bactérias com efeitos benéficos como “promotoras do crescimento” das plantas. As novas espécies descritas pelos pesquisadores, chamadas de Rhizobium e Bradyrhizobium, atuam sobre as culturas da soja, do feijoeiro, do feijão-caupi e da leucena.  As bactérias são capazes de captar o nitrogênio (N2) presente no ar e o transforma em substância assimilável pelas plantas, dispensando a adubação nitrogenada. O processo é chamado de fixação biológica de nitrogênio – e tem grande importância ambiental e econômica. Segundo os pesquisadores, “à medida que as espécies são conhecidas, abrem-se possibilidades de trabalhar no desenvolvimento de inoculantes, no estudo de processos microbianos, na geração de novos produtos e de novos contatos, por meio de licenciamento ou de parcerias”. A pesquisadora Mariangela Hungria, pesquisadora da Embrapa Soja (Londrina, PR), fez uma estimativa de benefícios econômicos que a utilização dessas bact...

Cães recebem coleira especial contra Leishmaniose

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,caes-recebem-coleira-especial-em-sp-para-combater-doenca,1134951,0.htm