Pular para o conteúdo principal

Agropec Semiárido e do IV Congresso Brasileiro de Palma

O Sistema CNA/SENAR está mobilizado para a organização do Agropec Semiárido e do IV Congresso Brasileiro de Palma, previstos para os dias 14 e 15 de setembro de 2015, em Salvador (BA). A primeira reunião para debater os eventos foi realizada nesta terça-feira (14/10), em Brasília, e contou com a participação do 1º vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), João Martins da Silva Júnior; do secretário-executivo do SENAR, Daniel Carrara; do vice-presidente diretor da CNA, José Ramos Torres de Melo Filho, e dos presidentes das Federações da Agricultura da Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Alagoas e Ceará, além de assessores técnicos da CNA, do SENAR e do ICNA.
A ideia é levar para o Agropec Semiárido e o IV Congresso Brasileiro de Palma propostas desafiadoras, inovadoras e transformadoras para o semiárido; disseminar novas tecnologias de produção; apresentar experiências bem sucedidas de produção no semiárido brasileiro e mundial e promover um ambiente de discussão de políticas públicas para o desenvolvimento do semiárido brasileiro. A programação deverá ser composta por plenárias com palestras magnas abordando temas inovadores e desafiantes para o semiárido, oficinas de trabalho, palestras setoriais sobre técnicas inovadoras e apresentações de experiências bem sucedidas.
O SENAR, que promove o Programa Sertão Empreendedor – Um Novo Tempo para o Semiárido em parceria com o Sebrae, também contribuirá para a realização dos dois eventos. Segundo o coordenador técnico do Sertão Empreendedor, Joaci Medeiros, os próximos passos serão a formação da comissão organizadora e do comitê técnico-científico que vai analisar os trabalhos inscritos. “As tecnologias e inovações que serão debatidas no Agropec Semiárido e no IV Congresso Brasileiro de Palma estão sintonizadas com o conceito do Sertão Empreendedor, que visa promover a sustentabilidade e o empreendedorismo através da difusão de boas práticas de produção e de convivência com o semiárido”, ressalta Medeiros.
Sertão Empreendedor
Com a determinação de estimular o espírito empreendedor e elevar a qualidade de vida da população do semiárido brasileiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) criou o “Programa Sertão Empreendedor: Um Novo Tempo para o Semiárido” que vem sendo desenvolvido em uma ação conjunta com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto visa promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido brasileiro através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.
Lançado em maio de 2013, o Sertão Empreendedor já está em execução em seis municípios da Paraíba (Cajazeiras, Piancó, Catolé do Rocha, Campina Grande, Juazeirinho e Santa Luzia).
Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br

Postagens mais visitadas deste blog

Abordagem clínica e cirúrgica do prolapso parcial de mucosa vaginal em vacas Nelore

Autores: Ingo Aron Sousa Mello 1 , Isadora Junqueira Villela 3 , Coautores: Aynna  Silva Rangel, Wildder Alexandre Coelho³. Paola Sayaka Kamimura Constantini³. 1.  Médico Veterinário – Gerente Técnico Ourofino Saúde Animal  Email: ingo.mello@ourofino.com 3. Estagiários Resumo: O prolapso parcial de mucosa vaginal é uma afecção do aparelho reprodutivo mais comumente relatada em vacas com idade superior aos 24 meses, gestantes ou não, manejadas em sistema intensivo (cocheira ou confinamento), superalimentadas e submetidas à aspiração folicular. A etiologia é multifatorial estando intimamente relacionada ao relaxamento dos ligamentos pélvicos e perineais desencadeados pela gestação, acumulo de gordura perineal e aumento dos níveis séricos de estrógeno. Clinicamente, na maioria das vacas, é possível observar exteriorização parcial da mucosa vaginal através da vulva durante o decúbito esternal, sendo que esta protrusão desaparece rapidamente ou após algun...

2do Taller sobre Bienestar Animal fue organizado por SEMARH y realizado en UNITOP

    El evento fue promovido por la SEMARH, a través de la Secretaria Ejecutiva del Comité Pro-Animal, Dra. Meriele Rodrigues Oliveira junto al coordinador del curso de medicina veterinaria, Dr. Ciro José de la UNITOP. (21/03/25, a las 19 h) En la conferencia sobre “SALUD Y BIENESTAR ANIMAL”, el veterinario de RURALTINS Pericleon A. Rocha habló sobre la importancia de Una Salud, Zoonosis, Bienestar Biogás, ESG y REDD+. El ingeniero agrónomo, Rafael Naves, disertó sobre “LA IMPORTANCIA DE LA GANADERIA EN LA AGROINDUSTRIA TOCANTINENSE” presentando datos y cifras relativas a las principales cadenas productivas, con énfasis en la ganadería de carne.

ABC ILPF na EMBRAPA

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participam de capacitação continuada em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), em Palmas, até esta quarta-feira, 19 de junho. O encontro tem por objetivo mostrar as oportunidades de ganhos econômicos e socioambientais da adoção de tecnologias desse sistema produtivo, nas propriedades rurais, dentro do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). O treinamento é fruto de convênio, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Ruraltins, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro). Durante o encontro os participantes obtém informações sobre os trabalhos desenvolvidos nas Unidades de Referência Tecnológica (URTs), com os resultados obtidos, as dificuldades encontradas e as melhorias propostas, além de apresentações de casos de sucesso de URTs no sistema integração-lavo...