Pular para o conteúdo principal

Nova ameaça? Homem morre por vírus jamais visto nos EUA depois de ser picado por carrapatos


Um homem do Kansas que ficou muito doente após uma picada de carrapato, morreu 11 dias depois, por conta de um vírus recém-descoberto, nunca antes visto nos EUA.
Saudável e em seus 50 anos de idade, a vítima ficou doente depois de receber uma picada de carrapato enquanto realizava trabalhos rotineiros em sua propriedade, ao ar livre. Embora ele tenha sido tratado com antibióticos, seus órgãos começaram a sofrer falência e ele perdeu a capacidade de respirar por conta própria.
Pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) investigaram o sangue do homem e descobriram que ele havia sido infectado por um vírus não identificado anteriormente, pertencente ao grupo thogotovírus, que nunca antes tinha causado doenças humanas no país. O CDC denominou o vírus de 'Bourbon', de acordo com o jornal EUA Today.
Antes do homem de Kansas, haviam apenas oito incidentes causados por essa estirpe dos thogotovírus, gerando sintomas em humanos. Todos eles ocorreram na Europa, Ásia ou África.
Esta é a primeira vez que o CDC identifica a incidência do thogotovírus em células sanguíneas.
Os sintomas do homem de Kansas eram semelhantes a uma doença bacteriana transmitida por carrapatos. Seus glóbulos brancos e plaquetas, que respectivamente combatem infecções e ajudam na coagulação do sangue, estavam em declínio. Em contraste, os thogotovírus são conhecidos por causar meningite.
De acordo com o epidemiologista do CDC, J. Erin Staples, o vírus Bourbon poderia existir por anos e só passou despercebido porque os sintomas de outras pessoas eram muito leves, ou o vírus pode ter evoluído recentemente, ficando mortal.
Amesh Adalja, associado sênior do Centro para a Segurança de Saúde do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, disse que as autoridades de saúde devem, a partir de agora, determinar o quão disseminado está o vírus Bourbon em carrapatos, animais e seres humanos, para que possam "entender o espectro da doença e o que ela é capaz de causar”.
“É importante não deixar dúvidas quando se investiga doenças inexplicáveis, para que o seres humanos possam se preparar para ameaças microbianas”, disse ele.


Postagens mais visitadas deste blog

Abordagem clínica e cirúrgica do prolapso parcial de mucosa vaginal em vacas Nelore

Autores: Ingo Aron Sousa Mello 1 , Isadora Junqueira Villela 3 , Coautores: Aynna  Silva Rangel, Wildder Alexandre Coelho³. Paola Sayaka Kamimura Constantini³. 1.  Médico Veterinário – Gerente Técnico Ourofino Saúde Animal  Email: ingo.mello@ourofino.com 3. Estagiários Resumo: O prolapso parcial de mucosa vaginal é uma afecção do aparelho reprodutivo mais comumente relatada em vacas com idade superior aos 24 meses, gestantes ou não, manejadas em sistema intensivo (cocheira ou confinamento), superalimentadas e submetidas à aspiração folicular. A etiologia é multifatorial estando intimamente relacionada ao relaxamento dos ligamentos pélvicos e perineais desencadeados pela gestação, acumulo de gordura perineal e aumento dos níveis séricos de estrógeno. Clinicamente, na maioria das vacas, é possível observar exteriorização parcial da mucosa vaginal através da vulva durante o decúbito esternal, sendo que esta protrusão desaparece rapidamente ou após algun...

2do Taller sobre Bienestar Animal fue organizado por SEMARH y realizado en UNITOP

    El evento fue promovido por la SEMARH, a través de la Secretaria Ejecutiva del Comité Pro-Animal, Dra. Meriele Rodrigues Oliveira junto al coordinador del curso de medicina veterinaria, Dr. Ciro José de la UNITOP. (21/03/25, a las 19 h) En la conferencia sobre “SALUD Y BIENESTAR ANIMAL”, el veterinario de RURALTINS Pericleon A. Rocha habló sobre la importancia de Una Salud, Zoonosis, Bienestar Biogás, ESG y REDD+. El ingeniero agrónomo, Rafael Naves, disertó sobre “LA IMPORTANCIA DE LA GANADERIA EN LA AGROINDUSTRIA TOCANTINENSE” presentando datos y cifras relativas a las principales cadenas productivas, con énfasis en la ganadería de carne.

ABC ILPF na EMBRAPA

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participam de capacitação continuada em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), em Palmas, até esta quarta-feira, 19 de junho. O encontro tem por objetivo mostrar as oportunidades de ganhos econômicos e socioambientais da adoção de tecnologias desse sistema produtivo, nas propriedades rurais, dentro do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). O treinamento é fruto de convênio, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Ruraltins, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro). Durante o encontro os participantes obtém informações sobre os trabalhos desenvolvidos nas Unidades de Referência Tecnológica (URTs), com os resultados obtidos, as dificuldades encontradas e as melhorias propostas, além de apresentações de casos de sucesso de URTs no sistema integração-lavo...