Pular para o conteúdo principal

Centro de Triagem em Palmas vai ampliar tratamento e cuidado com animais silvestres

Wanieulli Pascoal

Atualmente, o Estado, por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Tocantins (Cetas), de Araguaína, oferece, mensalmente, tratamento adequado a uma média de 50 animais silvestres vítimas de acidentes ou de maus tratos. Com objetivo de ampliar esse atendimento, o Governo do Estado também planeja a implantação de um Centro em Palmas.

A entrada dos animais no centro que é mantido pelo Governo, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), junto a outros parceiros, está diretamente relacionado às atividades dos órgãos ambientais, na eficiência da fiscalização, combate ao tráfico e criação ilegal, recebimento de animais entregues por particulares, resgate de animais desorientados em ambientes urbanos, que é acentuado na época das queimadas, assim como vítimas de atropelamentos.

A unidade, instalada em Araguaína, no 2° Pelotão da Companhia Independente de Polícia Militar Rodoviária e Ambiental (Cipra), recebeu, em 2014, mil animais entre aves (60%), répteis (35%) e mamíferos (5%). Ao chegarem ao centro, de acordo com a inspetora de Recursos Naturais do Naturatins, Grasiela Alves Pacheco, os animais recebem cuidados de biólogos e veterinários.

“Todos os animais passam por uma quarentena, os animais recém-chegados não se misturam com os que já estão no local. No Cetas, além dos médicos veterinários que fazem todo o cuidado, nós temos biólogos que fazem a identificação da espécie e avaliam o comportamento para ver se está de acordo com a espécie”, explicou ao destacar que o Centro está preparado para atender aos animais durante o período necessário para sua recuperação e possível reintrodução no meio ambiente.

Atualmente, o centro está com, aproximadamente, 110 animais internados, após a recuperação, ainda segundo Grasiela, os animais que não retornam para a natureza são levados para criadouros conservacionistas, de todo o país. “Nós usamos todas as instituições cadastradas pelo IBAMA, em todo o Brasil, já mandamos animais para o Rio Grande do Sul e para o Goiás”, ressaltou.

Referência
O Centro de Triagem de Animais Silvestres do Tocantins, de Araguaína, foi instalado ainda no final de 2013 e desde então é a principal referência de trabalho, no Estado, nos cuidados com os animais silvestres. “É o único lugar do Estado autorizado a receber animais silvestres, depois é que fazemos a distribuição para outras instituições”, apontou a inspetora de recursos naturais do Naturatins.

Solturas
As solturas dos animais são realizadas em sua maioria pela CIPRA de Araguaína e baseadas no conhecimento dos envolvidos na área ambiental, que avaliam se aquela espécie existe no local e se seus hábitos e biótipos pertencem às diferentes regiões do Estado como: de mata de galeria, cerrado, amazônico, etc.

Os animais impossibilitados de retornar à natureza são destinados para criadouros conservacionistas (como institutos de preservação, reprodução e criatórios que visam à manutenção das espécies).

Com pouco mais de um ano muitos animais raros e/ou ameaçados de extinção passaram pelo CETAS, são eles: uma harpia, uma macaca da noite, dois lobos guarás (macho e fêmea), dois filhotes de anta (macho e fêmea), uma arara azul, entre outros.

Cetas Palmas
Já está em curso um projeto de construção do Cetas de Palmas. A unidade contará com uma área de quase 7 mil hectares e será construída dentro do espaço do Centro Agrotecnológico de Palmas. Conforme Grasiela Pacheco, os recursos para execução do projeto já estão disponíveis e são frutos de termo de compensação ambiental assinado com a Investco S/A.

http://secom.to.gov.br/noticia/205071/

Postagens mais visitadas deste blog

Associações e Cooperativas da Bahia receberam os servidores do RURALTINS através do Convênio do Oportunidade

Os extensionistas do RURALTINS participaram de um Intercâmbio no Oeste da Bahia através do convênio OPORTUNIDADE. No primeiro dia, pela manhã em IBOTIRAMA, junto com a agrônoma RENATA da CAR  visitamos uma  cooperativa de apicultores do médio São Francisco, a Mel Velho Chico com o seu presidente Rafael. Pela tarde, visitamos a PROLEITE em Wanderley e conhecemos a Dona Chiquinha uma mulher que é forte e competente, uma referência para todo o município. No segundo dia, em CRISTÓPOLIS, visitamos a Baiana Bacana com seus artesanatos e quitutes exóticos como o queijo de carvão e canela.  Pela tarde, em Baianópolis visitamos junto com o Cleuzino a ASSOCIACAO DOS PRODUTORES RURAIS DO POVOADO QUEIMADO e conhecemos os quintais produtivos com suas mandalas que até  MORANGO tinha. No terceiro dia, em SÃO DESIDÉRIO visitamos as instalações da agroindústria de pescado da COOMAF da presidente Carmélia e vimos que o pescado tem muito a crescer. Agradecemos ao Governo Fe...

Abordagem clínica e cirúrgica do prolapso parcial de mucosa vaginal em vacas Nelore

Autores: Ingo Aron Sousa Mello 1 , Isadora Junqueira Villela 3 , Coautores: Aynna  Silva Rangel, Wildder Alexandre Coelho³. Paola Sayaka Kamimura Constantini³. 1.  Médico Veterinário – Gerente Técnico Ourofino Saúde Animal  Email: ingo.mello@ourofino.com 3. Estagiários Resumo: O prolapso parcial de mucosa vaginal é uma afecção do aparelho reprodutivo mais comumente relatada em vacas com idade superior aos 24 meses, gestantes ou não, manejadas em sistema intensivo (cocheira ou confinamento), superalimentadas e submetidas à aspiração folicular. A etiologia é multifatorial estando intimamente relacionada ao relaxamento dos ligamentos pélvicos e perineais desencadeados pela gestação, acumulo de gordura perineal e aumento dos níveis séricos de estrógeno. Clinicamente, na maioria das vacas, é possível observar exteriorização parcial da mucosa vaginal através da vulva durante o decúbito esternal, sendo que esta protrusão desaparece rapidamente ou após algun...

ALERTA: Fazendas pecuárias cruéis estão entupindo animais saudáveis de antibióticos

Fazendas pecuárias cruéis estão entupindo animais saudáveis de antibióticos  para produzir mais carne de forma mais rápida e barata. Esta crueldade insana também está gerando superbactérias resistentes a remédios e que podem nos matar! Vários países europeus já reduziram drasticamente o uso de antibióticos . Agora os ministros da União Europeia estão negociando leis para fazer o mesmo em todo o continente. A importância de reduzir a crueldade contra os animais ao mesmo tempo em que se poupa vidas humanas é algo tão óbvio que até mesmo o  McDonalds prometeu que pararia de vender frangos que fossem criados com alguns dos antibióticos nos Estados Unidos.  Entretanto, o lobby das indústrias farmacêutica e agropecuária trabalha a todo vapor para deter as novas leis europeias. Dentre os ministros da União Europeia que se reunirão amanhã, muitos ainda não decidiram que posição tomar.  Vamos fazer uma campanha com milhões de assinaturas pedindo a proibição do us...