Pular para o conteúdo principal

Centro de Triagem em Palmas vai ampliar tratamento e cuidado com animais silvestres

Wanieulli Pascoal

Atualmente, o Estado, por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Tocantins (Cetas), de Araguaína, oferece, mensalmente, tratamento adequado a uma média de 50 animais silvestres vítimas de acidentes ou de maus tratos. Com objetivo de ampliar esse atendimento, o Governo do Estado também planeja a implantação de um Centro em Palmas.

A entrada dos animais no centro que é mantido pelo Governo, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), junto a outros parceiros, está diretamente relacionado às atividades dos órgãos ambientais, na eficiência da fiscalização, combate ao tráfico e criação ilegal, recebimento de animais entregues por particulares, resgate de animais desorientados em ambientes urbanos, que é acentuado na época das queimadas, assim como vítimas de atropelamentos.

A unidade, instalada em Araguaína, no 2° Pelotão da Companhia Independente de Polícia Militar Rodoviária e Ambiental (Cipra), recebeu, em 2014, mil animais entre aves (60%), répteis (35%) e mamíferos (5%). Ao chegarem ao centro, de acordo com a inspetora de Recursos Naturais do Naturatins, Grasiela Alves Pacheco, os animais recebem cuidados de biólogos e veterinários.

“Todos os animais passam por uma quarentena, os animais recém-chegados não se misturam com os que já estão no local. No Cetas, além dos médicos veterinários que fazem todo o cuidado, nós temos biólogos que fazem a identificação da espécie e avaliam o comportamento para ver se está de acordo com a espécie”, explicou ao destacar que o Centro está preparado para atender aos animais durante o período necessário para sua recuperação e possível reintrodução no meio ambiente.

Atualmente, o centro está com, aproximadamente, 110 animais internados, após a recuperação, ainda segundo Grasiela, os animais que não retornam para a natureza são levados para criadouros conservacionistas, de todo o país. “Nós usamos todas as instituições cadastradas pelo IBAMA, em todo o Brasil, já mandamos animais para o Rio Grande do Sul e para o Goiás”, ressaltou.

Referência
O Centro de Triagem de Animais Silvestres do Tocantins, de Araguaína, foi instalado ainda no final de 2013 e desde então é a principal referência de trabalho, no Estado, nos cuidados com os animais silvestres. “É o único lugar do Estado autorizado a receber animais silvestres, depois é que fazemos a distribuição para outras instituições”, apontou a inspetora de recursos naturais do Naturatins.

Solturas
As solturas dos animais são realizadas em sua maioria pela CIPRA de Araguaína e baseadas no conhecimento dos envolvidos na área ambiental, que avaliam se aquela espécie existe no local e se seus hábitos e biótipos pertencem às diferentes regiões do Estado como: de mata de galeria, cerrado, amazônico, etc.

Os animais impossibilitados de retornar à natureza são destinados para criadouros conservacionistas (como institutos de preservação, reprodução e criatórios que visam à manutenção das espécies).

Com pouco mais de um ano muitos animais raros e/ou ameaçados de extinção passaram pelo CETAS, são eles: uma harpia, uma macaca da noite, dois lobos guarás (macho e fêmea), dois filhotes de anta (macho e fêmea), uma arara azul, entre outros.

Cetas Palmas
Já está em curso um projeto de construção do Cetas de Palmas. A unidade contará com uma área de quase 7 mil hectares e será construída dentro do espaço do Centro Agrotecnológico de Palmas. Conforme Grasiela Pacheco, os recursos para execução do projeto já estão disponíveis e são frutos de termo de compensação ambiental assinado com a Investco S/A.

http://secom.to.gov.br/noticia/205071/

Postagens mais visitadas deste blog

Associações e Cooperativas da Bahia receberam os servidores do RURALTINS através do Convênio do Oportunidade

Os extensionistas do RURALTINS participaram de um Intercâmbio no Oeste da Bahia através do convênio OPORTUNIDADE. No primeiro dia, pela manhã em IBOTIRAMA, junto com a agrônoma RENATA da CAR  visitamos uma  cooperativa de apicultores do médio São Francisco, a Mel Velho Chico com o seu presidente Rafael. Pela tarde, visitamos a PROLEITE em Wanderley e conhecemos a Dona Chiquinha uma mulher que é forte e competente, uma referência para todo o município. No segundo dia, em CRISTÓPOLIS, visitamos a Baiana Bacana com seus artesanatos e quitutes exóticos como o queijo de carvão e canela.  Pela tarde, em Baianópolis visitamos junto com o Cleuzino a ASSOCIACAO DOS PRODUTORES RURAIS DO POVOADO QUEIMADO e conhecemos os quintais produtivos com suas mandalas que até  MORANGO tinha. No terceiro dia, em SÃO DESIDÉRIO visitamos as instalações da agroindústria de pescado da COOMAF da presidente Carmélia e vimos que o pescado tem muito a crescer. Agradecemos ao Governo Fe...

Embrapa identifica sete novas “bactérias do bem”

A Embrapa anunciou a identificação de sete novas espécies de bactérias com efeitos benéficos como “promotoras do crescimento” das plantas. As novas espécies descritas pelos pesquisadores, chamadas de Rhizobium e Bradyrhizobium, atuam sobre as culturas da soja, do feijoeiro, do feijão-caupi e da leucena.  As bactérias são capazes de captar o nitrogênio (N2) presente no ar e o transforma em substância assimilável pelas plantas, dispensando a adubação nitrogenada. O processo é chamado de fixação biológica de nitrogênio – e tem grande importância ambiental e econômica. Segundo os pesquisadores, “à medida que as espécies são conhecidas, abrem-se possibilidades de trabalhar no desenvolvimento de inoculantes, no estudo de processos microbianos, na geração de novos produtos e de novos contatos, por meio de licenciamento ou de parcerias”. A pesquisadora Mariangela Hungria, pesquisadora da Embrapa Soja (Londrina, PR), fez uma estimativa de benefícios econômicos que a utilização dessas bact...

Cães recebem coleira especial contra Leishmaniose

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,caes-recebem-coleira-especial-em-sp-para-combater-doenca,1134951,0.htm