Pular para o conteúdo principal

Simpósio em Pedro Afonso destaca a importância do bom manejo do rebanho bovino

Ocorreu em Pedro Afonso, nos dias 27 e 28 de março, o I Simpósio da Agricultura Familiar que debateu várias questões inerentes ao tema, principalmente, a questão da sanidade dos rebanho dos produtores. O Dr Alexandre Link Gasparin, da Taura Pecuária, destacou como deve ser feito o manejo sanitário e nutricional dos animais. O Dr Itagyba Ottoni da Silva Netto, da J.A saúde animal, destacou a importância de cuidar dos neonatos, através da colostragem, cura do umbigo e do uso do Pró-bezerro.

O encontro foi organizado pela Prefeitura de Pedro Afonso, em parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), reuniu mais de 200 pessoas, entre gestores municipais, pesquisadores e representantes de diversos órgãos, no auditório Executivo pedroafonsino. Em debate, propostas para impulsionar a agricultura familiar na região.

Na abertura do evento, o prefeito de Pedro Afonso Afonso e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano, destacou a necessidade dos municípios fortalecerem o pequeno e micro produtor. “Temos em nossa região diversas cadeias produtivas que podem ser aprimoradas e nós, enquanto gestores e entidades públicas, temos a obrigação de fomentar esse desenvolvimento, através de políticas que promovam a agricultura familiar, pois elas refletem diretamente em nossos municípios”, enfatizou.

Para o diretor de Empreendedorismo Rural do Ruraltins, Adenieux Rosa Santana, o simpósio é um espaço para poder público, produtores e iniciativa privada conhecer melhor as potencialidades da região. “É, por meio dessa junção, que podemos discutir os principais problemas, eleger as prioridades e trabalhar em conjunto para construir caminhos para o desenvolvimento”, frisou Adenieux.
Ainda de com acordo Adenieux, com o encontro será possível alinhar ideias e ações em prol da melhoria das políticas de assistência da agricultura familiar. “Muitos dos insucessos das políticas de território é a falta de articulação e conhecimento. Com o Simpósio podemos fazer parcerias, além de conhecer a realidade da região, para que tenhamos programas de políticas públicas que efetivamente atenda às necessidades da agricultura familiar”, completou o diretor.

Região em destaque

Prefeito de Santa Maria do Tocantins, Itamar Barrachini afirmou que o debate é importante para desenvolver a agricultura familiar, e o simpósio possibilita um elo entre o pequeno produtor e as entidades da gestão pública, para falar sobre os problemas e avanços específicos desta região.
Já o prefeito de Itacajá Cleoman Correia acredita que o simpósio é um espaço de diálogo bastante produtivo.  “Temos aqui muitas informações que podem ser utilizadas por nós gestores e também pelo homem do campo na melhoria das ações que buscam desenvolver a agricultura familiar”, destacou.

Programação

Com diversos temas voltados à agricultura familiar e as variadas cadeias produtivas da região, o encontro contou com palestras do Adenieux Rosa Santana, diretor do empreendedorismo do Ruraltins, Censo da Piscicultura e potencialidades, com o gerente de piscicultura Andrey Chama do Ruraltins, bovinocultura de leite, com Dr Leovegildo Matos da Embrapa/GO, Sementes Crioulas, com a Dra Terezinha Dias da Embrapa/DF, Arranjos Socioprodutivos, com Dr Edi Benini da UFT, Mudanças Climáticas, Dr Eric Collicchio, da Agroenergia da UFT, dentre outros excelentes palestrantes.

Território Nordeste do Tocantins

O Território Nordeste do Tocantins é composto pelos municípios de Itacajá, Pedro Afonso, Santa Maria, Bom Jesus, Goiatins, Palmeirante, Itapiratins, Campos Lindos, Filadélfia, Barra do Ouro, Babaçulândia, Recursolândia, Centenário e Wanderlândia. De acordo com o extensionista do Ruraltins, Peri Rocha, "este foi o terceiro evento no Território Nordeste, o primeiro foi o Fórum sobre Políticas Públicas, em Itacajá, o segundo o foi o Seminário sobre as Cadeias Produtivas, em Santa Maria, e agora com o Simpósio em Pedro Afonso discutimos todos esses temas, além de elencar os principais desafios, propor soluções e evidenciar as potencialidades da Agricultura Familiar para o Território e para todo o estado. Além de que, a vinda do Dr Leovegildo Matos nos trouxe dicas super importantes para a bovinocultura de leite para a região."

Adaptado da Ascom/Pedro Afonso

Postagens mais visitadas deste blog

Associações e Cooperativas da Bahia receberam os servidores do RURALTINS através do Convênio do Oportunidade

Os extensionistas do RURALTINS participaram de um Intercâmbio no Oeste da Bahia através do convênio OPORTUNIDADE. No primeiro dia, pela manhã em IBOTIRAMA, junto com a agrônoma RENATA da CAR  visitamos uma  cooperativa de apicultores do médio São Francisco, a Mel Velho Chico com o seu presidente Rafael. Pela tarde, visitamos a PROLEITE em Wanderley e conhecemos a Dona Chiquinha uma mulher que é forte e competente, uma referência para todo o município. No segundo dia, em CRISTÓPOLIS, visitamos a Baiana Bacana com seus artesanatos e quitutes exóticos como o queijo de carvão e canela.  Pela tarde, em Baianópolis visitamos junto com o Cleuzino a ASSOCIACAO DOS PRODUTORES RURAIS DO POVOADO QUEIMADO e conhecemos os quintais produtivos com suas mandalas que até  MORANGO tinha. No terceiro dia, em SÃO DESIDÉRIO visitamos as instalações da agroindústria de pescado da COOMAF da presidente Carmélia e vimos que o pescado tem muito a crescer. Agradecemos ao Governo Fe...

Embrapa identifica sete novas “bactérias do bem”

A Embrapa anunciou a identificação de sete novas espécies de bactérias com efeitos benéficos como “promotoras do crescimento” das plantas. As novas espécies descritas pelos pesquisadores, chamadas de Rhizobium e Bradyrhizobium, atuam sobre as culturas da soja, do feijoeiro, do feijão-caupi e da leucena.  As bactérias são capazes de captar o nitrogênio (N2) presente no ar e o transforma em substância assimilável pelas plantas, dispensando a adubação nitrogenada. O processo é chamado de fixação biológica de nitrogênio – e tem grande importância ambiental e econômica. Segundo os pesquisadores, “à medida que as espécies são conhecidas, abrem-se possibilidades de trabalhar no desenvolvimento de inoculantes, no estudo de processos microbianos, na geração de novos produtos e de novos contatos, por meio de licenciamento ou de parcerias”. A pesquisadora Mariangela Hungria, pesquisadora da Embrapa Soja (Londrina, PR), fez uma estimativa de benefícios econômicos que a utilização dessas bact...

Cães recebem coleira especial contra Leishmaniose

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,caes-recebem-coleira-especial-em-sp-para-combater-doenca,1134951,0.htm