Pular para o conteúdo principal

Simpósio em Pedro Afonso destaca a importância do bom manejo do rebanho bovino

Ocorreu em Pedro Afonso, nos dias 27 e 28 de março, o I Simpósio da Agricultura Familiar que debateu várias questões inerentes ao tema, principalmente, a questão da sanidade dos rebanho dos produtores. O Dr Alexandre Link Gasparin, da Taura Pecuária, destacou como deve ser feito o manejo sanitário e nutricional dos animais. O Dr Itagyba Ottoni da Silva Netto, da J.A saúde animal, destacou a importância de cuidar dos neonatos, através da colostragem, cura do umbigo e do uso do Pró-bezerro.

O encontro foi organizado pela Prefeitura de Pedro Afonso, em parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), reuniu mais de 200 pessoas, entre gestores municipais, pesquisadores e representantes de diversos órgãos, no auditório Executivo pedroafonsino. Em debate, propostas para impulsionar a agricultura familiar na região.

Na abertura do evento, o prefeito de Pedro Afonso Afonso e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano, destacou a necessidade dos municípios fortalecerem o pequeno e micro produtor. “Temos em nossa região diversas cadeias produtivas que podem ser aprimoradas e nós, enquanto gestores e entidades públicas, temos a obrigação de fomentar esse desenvolvimento, através de políticas que promovam a agricultura familiar, pois elas refletem diretamente em nossos municípios”, enfatizou.

Para o diretor de Empreendedorismo Rural do Ruraltins, Adenieux Rosa Santana, o simpósio é um espaço para poder público, produtores e iniciativa privada conhecer melhor as potencialidades da região. “É, por meio dessa junção, que podemos discutir os principais problemas, eleger as prioridades e trabalhar em conjunto para construir caminhos para o desenvolvimento”, frisou Adenieux.
Ainda de com acordo Adenieux, com o encontro será possível alinhar ideias e ações em prol da melhoria das políticas de assistência da agricultura familiar. “Muitos dos insucessos das políticas de território é a falta de articulação e conhecimento. Com o Simpósio podemos fazer parcerias, além de conhecer a realidade da região, para que tenhamos programas de políticas públicas que efetivamente atenda às necessidades da agricultura familiar”, completou o diretor.

Região em destaque

Prefeito de Santa Maria do Tocantins, Itamar Barrachini afirmou que o debate é importante para desenvolver a agricultura familiar, e o simpósio possibilita um elo entre o pequeno produtor e as entidades da gestão pública, para falar sobre os problemas e avanços específicos desta região.
Já o prefeito de Itacajá Cleoman Correia acredita que o simpósio é um espaço de diálogo bastante produtivo.  “Temos aqui muitas informações que podem ser utilizadas por nós gestores e também pelo homem do campo na melhoria das ações que buscam desenvolver a agricultura familiar”, destacou.

Programação

Com diversos temas voltados à agricultura familiar e as variadas cadeias produtivas da região, o encontro contou com palestras do Adenieux Rosa Santana, diretor do empreendedorismo do Ruraltins, Censo da Piscicultura e potencialidades, com o gerente de piscicultura Andrey Chama do Ruraltins, bovinocultura de leite, com Dr Leovegildo Matos da Embrapa/GO, Sementes Crioulas, com a Dra Terezinha Dias da Embrapa/DF, Arranjos Socioprodutivos, com Dr Edi Benini da UFT, Mudanças Climáticas, Dr Eric Collicchio, da Agroenergia da UFT, dentre outros excelentes palestrantes.

Território Nordeste do Tocantins

O Território Nordeste do Tocantins é composto pelos municípios de Itacajá, Pedro Afonso, Santa Maria, Bom Jesus, Goiatins, Palmeirante, Itapiratins, Campos Lindos, Filadélfia, Barra do Ouro, Babaçulândia, Recursolândia, Centenário e Wanderlândia. De acordo com o extensionista do Ruraltins, Peri Rocha, "este foi o terceiro evento no Território Nordeste, o primeiro foi o Fórum sobre Políticas Públicas, em Itacajá, o segundo o foi o Seminário sobre as Cadeias Produtivas, em Santa Maria, e agora com o Simpósio em Pedro Afonso discutimos todos esses temas, além de elencar os principais desafios, propor soluções e evidenciar as potencialidades da Agricultura Familiar para o Território e para todo o estado. Além de que, a vinda do Dr Leovegildo Matos nos trouxe dicas super importantes para a bovinocultura de leite para a região."

Adaptado da Ascom/Pedro Afonso

Postagens mais visitadas deste blog

Abordagem clínica e cirúrgica do prolapso parcial de mucosa vaginal em vacas Nelore

Autores: Ingo Aron Sousa Mello 1 , Isadora Junqueira Villela 3 , Coautores: Aynna  Silva Rangel, Wildder Alexandre Coelho³. Paola Sayaka Kamimura Constantini³. 1.  Médico Veterinário – Gerente Técnico Ourofino Saúde Animal  Email: ingo.mello@ourofino.com 3. Estagiários Resumo: O prolapso parcial de mucosa vaginal é uma afecção do aparelho reprodutivo mais comumente relatada em vacas com idade superior aos 24 meses, gestantes ou não, manejadas em sistema intensivo (cocheira ou confinamento), superalimentadas e submetidas à aspiração folicular. A etiologia é multifatorial estando intimamente relacionada ao relaxamento dos ligamentos pélvicos e perineais desencadeados pela gestação, acumulo de gordura perineal e aumento dos níveis séricos de estrógeno. Clinicamente, na maioria das vacas, é possível observar exteriorização parcial da mucosa vaginal através da vulva durante o decúbito esternal, sendo que esta protrusão desaparece rapidamente ou após algun...

2do Taller sobre Bienestar Animal fue organizado por SEMARH y realizado en UNITOP

    El evento fue promovido por la SEMARH, a través de la Secretaria Ejecutiva del Comité Pro-Animal, Dra. Meriele Rodrigues Oliveira junto al coordinador del curso de medicina veterinaria, Dr. Ciro José de la UNITOP. (21/03/25, a las 19 h) En la conferencia sobre “SALUD Y BIENESTAR ANIMAL”, el veterinario de RURALTINS Pericleon A. Rocha habló sobre la importancia de Una Salud, Zoonosis, Bienestar Biogás, ESG y REDD+. El ingeniero agrónomo, Rafael Naves, disertó sobre “LA IMPORTANCIA DE LA GANADERIA EN LA AGROINDUSTRIA TOCANTINENSE” presentando datos y cifras relativas a las principales cadenas productivas, con énfasis en la ganadería de carne.

ABC ILPF na EMBRAPA

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participam de capacitação continuada em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), em Palmas, até esta quarta-feira, 19 de junho. O encontro tem por objetivo mostrar as oportunidades de ganhos econômicos e socioambientais da adoção de tecnologias desse sistema produtivo, nas propriedades rurais, dentro do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). O treinamento é fruto de convênio, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Ruraltins, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro). Durante o encontro os participantes obtém informações sobre os trabalhos desenvolvidos nas Unidades de Referência Tecnológica (URTs), com os resultados obtidos, as dificuldades encontradas e as melhorias propostas, além de apresentações de casos de sucesso de URTs no sistema integração-lavo...