Pular para o conteúdo principal

10 alimentos proibidos para gatos





Você sabia que o seu gato não deve comer atum regularmente? Nem fígado? Alguns alimentos que parecem inofensivos e até saudáveis podem ser veneno para o seu bichinho. O site americano WebMD preparou uma lista de alimentos que são proibidos para o seu gato. Você vai se surpreender com alguns deles.

Leite e outros produtos lácteos - O que ter de errado em oferecer ao meu gatinho um pires de leite ou um pedaço de queijo? A maioria dos gatos são intolerantes à lactose presente no leite de vaca. Seu sistema digestivo não consegue processar alimentos lácteos, e o resultado pode ser o surgimento de problemas gastrointestinais, como a diarreia.

Ração para cachorro – Experimentar ocasionalmente um pouco de comida de cachorro não vai, causar danos mais sérios ao seu gato, mas não é indicado. O alimento para cães não é um substituto para a comida de felinos. De fato, elas têm muitas substâncias em comum. Mas a ração de gatos é formulada especialmente para as necessidades de um felino, que incluem mais proteínas, bem como certas vitaminas e ácidos graxos. Uma dieta constante de ração para cães pode causar desnutrição no seu gato.

Fígado - Pequenas quantidades de fígado não chegam a ser problema para um gato, mas comer muito dessa carne pode causar toxidade pela vitamina A. Esta é uma condição grave, que pode afetar os ossos do seu gato. Os sintomas incluem ossos deformados , osteoporose e crescimentos ósseos nos cotovelos e coluna vertebral. O excesso de vitamina A também pode levar seu animal à morte.

Atum - Os gatos podem ser viciados em atum, seja aquele processado especialmente para eles ou os destinados ao consumo de seres humanos. Comer atum de vez em quando provavelmente não vai fazer mal. Mas uma dieta constante de atum preparado para seres humanos pode levar à desnutrição, uma vez que o peixe não tem todos os nutrientes de que um gato precisa. Além disso, muito atum pode causar envenenamento por mercúrio.

Carne crua - Carne, peixe e ovos crus podem conter bactérias que causam intoxicação alimentar. Além disso, uma enzima no peixe cru destrói tiamina, que é uma vitamina do complexo B essencial para o seu gato. A falta de tiamina pode causar sérios problemas neurológicos e levar a convulsões e coma.


Cebola – Seja em qualquer forma (crua, cozida ou desidratada), a cebola pode destruir as células vermelhas do sangue de um gato, levando à anemia. É um alimento que não deve ser ingerido, nem mesmo em pequenas quantidades. Se o animal comer cebola regularmente, poderá ter uma intoxicação com risco de morte.

Chocolate – Este é um alimento que pode ser mortal para gatos. Embora a maioria dos felinos não tenha interesse em comê-lo por conta própria, eles podem ser estimulados pelos donos ou por crianças, que pensam estar dando um mimo ao gatinho. O agente tóxico no chocolate é a teobromina. Ela está presente em todos os tipos de chocolate, inclusive o chocolate branco. Comer chocolate pode causar nos gatos anormalidade no ritmo cardíaco, tremores, convulsões e morte.

Doces – Chicletes, balas e produtos de panificação, além de alguns alimentos diet, são adoçados com xilitol. O xilitol pode causar um aumento na circulação de insulina no organismo do seu gato, que irá fazer cair o nível de açúcar no sangue. O xilitol também pode levar à insuficiência hepática. Os sintomas iniciais incluem vômitos , letargia e perda de coordenação motora. O gato pode ter convulsões logo após a ingestão do xilitol, e uma insuficiência hepática pode ocorrer dentro de poucos dias.

Sobras de comida - A gordura dos restos de comida é o principal problema para os gatos, seja ela crua ou cozida. As sobras de alimentos humanos, podem causar transtornos intestinais, como vômitos e diarreia. Além disso, um gato pode engasgar com um osso. Os ossos também podem lascar e causar uma obstrução ou lacerações do sistema digestivo do seu gato.

Excesso de petiscos – Assim como acontece com nós humanos, o excesso de comida e petiscos leva à obesidade dos animais. Animais acima do peso ideal podem sofrer de diabetes, pressão alta, colesterol, lesões na coluna e uma série de outros problemas. No Brasil, 30% dos gatos e cachorros estão acima do peso. Se você acha que seu gato está acima do peso, consulte um veterinário e saiba o que fazer para cuidar dele e evitar doenças.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10152223818621139

Postagens mais visitadas deste blog

Abordagem clínica e cirúrgica do prolapso parcial de mucosa vaginal em vacas Nelore

Autores: Ingo Aron Sousa Mello 1 , Isadora Junqueira Villela 3 , Coautores: Aynna  Silva Rangel, Wildder Alexandre Coelho³. Paola Sayaka Kamimura Constantini³. 1.  Médico Veterinário – Gerente Técnico Ourofino Saúde Animal  Email: ingo.mello@ourofino.com 3. Estagiários Resumo: O prolapso parcial de mucosa vaginal é uma afecção do aparelho reprodutivo mais comumente relatada em vacas com idade superior aos 24 meses, gestantes ou não, manejadas em sistema intensivo (cocheira ou confinamento), superalimentadas e submetidas à aspiração folicular. A etiologia é multifatorial estando intimamente relacionada ao relaxamento dos ligamentos pélvicos e perineais desencadeados pela gestação, acumulo de gordura perineal e aumento dos níveis séricos de estrógeno. Clinicamente, na maioria das vacas, é possível observar exteriorização parcial da mucosa vaginal através da vulva durante o decúbito esternal, sendo que esta protrusão desaparece rapidamente ou após algun...

2do Taller sobre Bienestar Animal fue organizado por SEMARH y realizado en UNITOP

    El evento fue promovido por la SEMARH, a través de la Secretaria Ejecutiva del Comité Pro-Animal, Dra. Meriele Rodrigues Oliveira junto al coordinador del curso de medicina veterinaria, Dr. Ciro José de la UNITOP. (21/03/25, a las 19 h) En la conferencia sobre “SALUD Y BIENESTAR ANIMAL”, el veterinario de RURALTINS Pericleon A. Rocha habló sobre la importancia de Una Salud, Zoonosis, Bienestar Biogás, ESG y REDD+. El ingeniero agrónomo, Rafael Naves, disertó sobre “LA IMPORTANCIA DE LA GANADERIA EN LA AGROINDUSTRIA TOCANTINENSE” presentando datos y cifras relativas a las principales cadenas productivas, con énfasis en la ganadería de carne.

ABC ILPF na EMBRAPA

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participam de capacitação continuada em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), em Palmas, até esta quarta-feira, 19 de junho. O encontro tem por objetivo mostrar as oportunidades de ganhos econômicos e socioambientais da adoção de tecnologias desse sistema produtivo, nas propriedades rurais, dentro do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). O treinamento é fruto de convênio, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Ruraltins, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro). Durante o encontro os participantes obtém informações sobre os trabalhos desenvolvidos nas Unidades de Referência Tecnológica (URTs), com os resultados obtidos, as dificuldades encontradas e as melhorias propostas, além de apresentações de casos de sucesso de URTs no sistema integração-lavo...