Pular para o conteúdo principal

Caso de Mormo na PM de Pernambuco e treinamento para exame na Bahia



 

A mesma doença incurável que está impedindo que os cavalos do Regimento Dias Cardoso, da Polícia Militar de Pernambuco, saiam às ruas também pode estar vitimando animais no Centro de Vigilância Animal (CVA) de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A equipe do NETV 1ª edição esteve no local nesta quarta-feira (7) e constatou as condições precárias do local.
A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) esteve no local na terça (6) e coletou amostras de sangue de todos os cavalos. O resultado que confirma se os animais têm ou não a bactéria Burkodéria Mali, que causa a doença mormo, deve sair em até 20 dias. A enfermidade ataca o sistema respiratório do animal, que precisa ser sacrificado. A Adagro esteve no local em novembro e um cavalo, que teve a doença detectada, morreu antes do exame anterior sair.
O centro funciona no bairro do Engenho Velho. É o local para onde os animais recolhidos pelas ruas do munícipio são levados. Atualmente, o CVA tem 15 animais, segundo a gerência de Vigilância à Saúde do município. O local está com vários problemas estruturais e o mato crescido dá parência de que está abandonado. Com risco de contaminação, os funcionários estão usando roupas especiais e máscaras.
Veja a matéria completa no link abaixo:
Caso queira fazer o TREINAMENTO PARA EXAME DE MORMO acesse link abaixo:
http://www.crmvba.org.br/noticias.php?news_not_pk=795


Postagens mais visitadas deste blog

Associações e Cooperativas da Bahia receberam os servidores do RURALTINS através do Convênio do Oportunidade

Os extensionistas do RURALTINS participaram de um Intercâmbio no Oeste da Bahia através do convênio OPORTUNIDADE. No primeiro dia, pela manhã em IBOTIRAMA, junto com a agrônoma RENATA da CAR  visitamos uma  cooperativa de apicultores do médio São Francisco, a Mel Velho Chico com o seu presidente Rafael. Pela tarde, visitamos a PROLEITE em Wanderley e conhecemos a Dona Chiquinha uma mulher que é forte e competente, uma referência para todo o município. No segundo dia, em CRISTÓPOLIS, visitamos a Baiana Bacana com seus artesanatos e quitutes exóticos como o queijo de carvão e canela.  Pela tarde, em Baianópolis visitamos junto com o Cleuzino a ASSOCIACAO DOS PRODUTORES RURAIS DO POVOADO QUEIMADO e conhecemos os quintais produtivos com suas mandalas que até  MORANGO tinha. No terceiro dia, em SÃO DESIDÉRIO visitamos as instalações da agroindústria de pescado da COOMAF da presidente Carmélia e vimos que o pescado tem muito a crescer. Agradecemos ao Governo Fe...

Embrapa identifica sete novas “bactérias do bem”

A Embrapa anunciou a identificação de sete novas espécies de bactérias com efeitos benéficos como “promotoras do crescimento” das plantas. As novas espécies descritas pelos pesquisadores, chamadas de Rhizobium e Bradyrhizobium, atuam sobre as culturas da soja, do feijoeiro, do feijão-caupi e da leucena.  As bactérias são capazes de captar o nitrogênio (N2) presente no ar e o transforma em substância assimilável pelas plantas, dispensando a adubação nitrogenada. O processo é chamado de fixação biológica de nitrogênio – e tem grande importância ambiental e econômica. Segundo os pesquisadores, “à medida que as espécies são conhecidas, abrem-se possibilidades de trabalhar no desenvolvimento de inoculantes, no estudo de processos microbianos, na geração de novos produtos e de novos contatos, por meio de licenciamento ou de parcerias”. A pesquisadora Mariangela Hungria, pesquisadora da Embrapa Soja (Londrina, PR), fez uma estimativa de benefícios econômicos que a utilização dessas bact...

Cães recebem coleira especial contra Leishmaniose

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,caes-recebem-coleira-especial-em-sp-para-combater-doenca,1134951,0.htm